Aulas da semana de 07 de junho - 18 de junho

AULA 1 - TIPOS DE LINGUAGEM


01) LINGUAGEM ARCAICA; CINTÍFICA; COLOQUIAL; JURÍDICA; REGIONAL; ETC...

Dependendo da situação usamos diferentes tipos de linguagem. Ou seja, cada ocasião necessita de uma forma diferente de nos comunicarmos com alguém. 

NORMA CULTA/ LINGUAGEM FORMAL e COLOQUIAL/ LINGUAGEM INFORMAL:

A norma culta ou também chamada linguagem formal, consiste em fazer o uso correto das normas gramaticais, ou seja, ela é uma variação linguística que procura utilizar um vocabulário rico e diversificado, buscando pronunciar as palavras com clareza e corretamente. Veja alguns exemplos:
A linguagem informal ou coloquial, é a utilizada em nosso cotidiano, repleta de expressões e gírias, usando um vocabulário simples, não se preocupando com o uso correto das normas gramaticais.
Ela é geralmente usada entre amigos e familiares, diferente da norma culta que é usada em reuniões de trabalho, livros didáticos ou documentos oficiais.

LINGUAGEM ARCAICA:
Quando nos referimos a linguagem arcaica, estamos falando de um vocabulário antigo/ ultrapassado, como podemos encontrar em textos antigos ou m filmes e novelas de época por exemplo.

 Podemos perceber o uso de palavras como d'amplidão ou cúm'lo - que não são mais usados em nossa linguagem atual.

LINGUAGEM CIENTÍFICA:
Linguagem que busca a descrição do fenômeno descrito e/ou estudado, assim como a comunicação clara entre cientistas e profissionais que a usam. É caracterizada pela sua formalidade e uso de símbolos e termos de ciência. Por exemplo, o uso de termos científicos. Eles são os verdadeiros nomes de doenças, espécies de plantas e animais, quando estão em seu nome original. (Canis lupus familiaris é o nome científico dos cachorros)

LINGUAGEM REGIONAL:
Língua regional são derivações das línguas originais, com modificações em sua estrutura, neologismos, e sotaque diferente. Geralmente acontecem em povos que foram colonizados. (é a linguagem que possui um certo sotaque de alguns lugares).

LINGUAGEM JURÍDICA:
A linguagem jurídica é um meio comunicativo especial, técnico-científico e lógico, utilizado pelos operadores do Direito no exercício de suas funções, em nível culto, com clareza, precisão, concisão, harmonia e estética. 

A aula do CMSP fala um pouco sobre o assunto de variação e preconceito linguístico, acesse e saiba mais:





Comentários